sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Babilônia de ontem e de Hoje


Ruínas da Babilônia,que começaram a ser restauradas por Saddam Hussein



AMORRITAS OU BABILÔNICOS

Vindo do deserto Arábico por volta de 2000 a .C. o povo amorrita, também conhecido como babilônico, chegou a Mesopotâmia e estabeleceu-se na babilônia.Por isso os Amorritas ficaram conhecidos como babilônicos. Dali governaram um vasto império que ultrapassou os limites do que tinham logrado formar. A característica mais importante dos dominadores da Babilônia consistiu em saberem assimilar prontamente a civilização cujas bases tinham sido lançados pelos sumérios. Sua técnica arquitetônica, suas invenções para o controle das inundações, sua escrita, suas industrias, tudo foi aproveitado pelos babilônios e desenvolvidos até em grau notável de progresso. A cidade cuja, a divindade protetora chamava-se MARDUC. Possuía notáveis templos, cobriu-se de construções belíssimas e se tornou centros importantes de atividades de toda a sorte. Ali reinou entre 2133 a 2081 a .C. um rei chamado HAMURABI que passou a história como um dos grandes codificadores da Antiguidade.Hamurabi decidiu ampliar seus poderes políticos e econômicos na região e chefiando os amorritas, venceu os povos vizinhos e expandiu os domínios babilônicos por toda a Mesopotâmia desde o Golfo Pérsico até o norte da Assíria. Com efeito, Hamurabi mandou recopilar os diversos dispositivos que regiam a vida civil e ordenou que fossem gravados em pedra para que todos os povos submetidos a sua autoridade os conhecessem. Esses dispositivos formaram o que foi considerado o primeiro código jurídico , com leis escritas que se conhecem como: O CÓDIGO DE HAMURABI. Hamurabi também empreendeu uma ampla reforma religiosa, transformando o deus MARDUC da Babilônia no principal deus da Mesopotâmia, mesmo mantendo as antigas divindades. A Marduc foi levantando um templo, junto ao qual foi erguido o zigurate da BABEL, citado pelo LIVRO DE GÊNESIS como uma torre para se chegar aos céus.
Marduque, Marduk ou Merodaque, como é apresentado na Bíblia, é um deus protetor da cidade da Babilônia, pertencente a uma geração tardia de deuses da antiga Mesopotâmia. Era filho de uma relação incestuosa entre Enki e Ninhursag. Foi pai de Dumuzzi (que seria o bíblico Tamuz) que corresponde ao deus egipcio Osíris. A sua consorte era Sarpanitu.
Podemos encontrar referências ao deus Marduque nos parágrafos de abertura e finalização do Código de Hamurabi, o mais famoso código legislativo da Antiguidade. Marduque é chamado de Merodaque pelos hebreus. (Isaías 39:1; Jeremias 50:2; II Reis 25:27) (Provavelmente, Marduc ou Merodaque é a mesma entidade demoníaca, citada como príncipe da Pérsia , no livro de Daniel 10:13, que se opôs ao anjo Gabriel, quando este foi enviado , a levar a resposta de oração para Daniel, quando ele estava na Babilônia.) Entre os principais povos que se estabeleceram na MESOPOTÂMIA se destacaram: os sumerianos, os acádios, os amorritas, (antigos babilônios) os assírios, os caldeus (novos babilônios), os hebreus, hititas, fenícios, arameus, dentre outros.

A influência hoje

Vivemos num momento em que se exaltam os “poderes” sobrenaturais humanos.Na realidade nenhum ser humano tem algum tipo de poder. Mas a moda agora é ser “Wicca” (feiticeiro). Este movimento ganhou mais força, contando com a vaidade humana.Festas dos dias das bruxas, Harry Potter, Sabrina e uma infinidade de filmes no gênero, para atrair crianças, adolescentes e adultos. Filmes de mutantes como X-Man, Heroes , o Vidente e alguns que falam de Nephilins, para querer dar a entender, que os tais poderes, são herança dos anjos caídos para a humanidade, quando estes se relacionaram com mulheres gerando assim filhos metade anjo, metade humano. No filme: Cidade dos anjos,os anjos em questão, ficam empoleirados em cima dos prédios, com pesados casacos pretos, o anjo principal do filme se chama Seth, o mesmo nome do deus egípcio da violência , da desordem, do ciúme,da inveja, da guerra, e também o deus das tempestades e do vento no alto Egito. Por falar em Tempestade, esse é o nome da personagem da série X-man, que controla os poderes do ar, no Brasil, ela se chamaria Yansã , ou Santa Bárbara. Os “heróis” da TV e do cinema de hoje, são mais antigos, do que a própria humanidade, só que a maioria das pessoas,desconhece sua origem, existe toda uma propaganda da mídia para popularizar os principados e potestades, os chamados deuses do Egito, começaram primeiro a ser divulgados lá na Mesopotâmia,em Babilônia, acharam correspondentes na Grécia (Poseidon aqui seria Yemanjá e para os romanos seria Netuno) e depois na África, sendo exportados para todo mundo e culturas, com passagens pelas civilizações Maias,Astecas e Incas; pirâmides, encantamentos, astrologia, cartomancia, que antigamente tanto afrontaram a Deus têm ressurgido com força total nestes últimos tempos. Há até quem afirme, que o interesse principal dos Estados Unidos, em invadir o Iraque, não tinha nada a ver com o petróleo e sim com as escavações que trariam de volta, “segredos místicos" dos mesopotâmios!
O fascínio pelo misticismo, tem desencaminhado muitas pessoas ao redor do mundo, a abordagem é sempre inocente, até os desenhos animados contribuem para isso. Na minha época tinha o Tom e o Jerry, que os especialistas em educação infantil, diziam ser um desenho muito violento e que deveria ser proibido para menores. E os desenhos de hoje?É de arrepiar só de sentar na frente da televisão! Quem tem filho pequeno, sabe que tem que ficar monitorando, até os aparentemente inofensivos.
A rebeldia contra Deus, sempre existiu, mais havia um certo temor em manifestá-la em larga escala, como acontece hoje,isso estava restrito a grupos isolados e de vez em quando, não todos juntos, como aconteceu em Babilônia e está acontecendo agora. O apóstolo Paulo advertiu na segunda Epístola à Timóteo 3:1-5:
“Sabe , porém, isto:nos últimos dias , sobrevirão tempos difíceis,
Pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais,ingratos, irreverentes,
Desafeiçoados, implacáveis,caluniadores,sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem,
Traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus,
Tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.”
O livro de Apocalipse, fala de uma cidade com as características da antiga Babilônia, uma Babilônia espiritual.
“Depois destas coisas, vi descer do céu outro anjo, que tinha grande autoridade, e a terra se iluminou com a sua glória”.
Então exclamou com potente voz, dizendo: Caiu! Caiu a grande Babilônia” (Apocalipse 18:1-2ª)
“Ouvi outra voz do céu, dizendo: Retirai-vos dela ,povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes de seus flagelos;
Porque os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou dos atos iníquos que ela praticou.” (Apocalipse 18:4-5)
A grande armadilha para o povo de Deus, seria achar que os dons espirituais, seriam um “poder” seu, e ser seduzido pela vaidade,de querer “tentar” utilizá-los, em proveito próprio.
“...porque todas as nações foram seduzidas pela tua feitiçaria.” (Apocalipse 18:23c)
Idolatria, imoralidades, a total decadência do ser humano , criado para ser imagem e semelhança de Deus.
Hoje,várias cidades pelo mundo e até nações inteiras , poderiam concorrer ao título de Babilônia contemporânea!

As duas principais interpretações

O pré- milenismo vê a Babilônia do Apocalipse, como a dimensão religiosa futura da sociedade humana. Já o amilenismo identifica a mulher com os falsos religiosos do mundo através da história até os nossos dias.
Seja qual for a interpretação correta, a verdade é que a Babilônia do Apocalipse, simboliza o que há de pior nos seres humanos, que são teleguiados por espíritos demoníacos. Tal qual a Babilônia do passado, o juízo sobre a nova Babilônia não tarda em vir.
“Por isso,em um só dia, sobrevirão os seus flagelos:morte, pranto e fome; e será consumida no fogo, porque poderoso é o Senhor Deus , que a julgou.” (Apocalipse 18:8).
O profeta Jeremias, em seu livro no capítulo 50, profetiza contra a Babilônia:
“Anunciai entre as nações; fazei ouvir e arvorai estandarte; proclamai, não encubrais; dizei: Tomada é Babilônia, Bel está confundido, e abatido, Merodaque; cobertas de vergonha estão as suas imagens, e seus ídolos tremem de terror.
Porque do Norte subiu contra ela uma nação que tornará deserta a sua terra, e não haverá quem nela habite; tanto os homens como os animais fugiram e se foram.
Naqueles dias, naquele tempo, diz o Senhor, voltarão os filhos de Israel, eles e os filhos de Judá juntamente; andando e chorando, virão e buscarão ao Senhor seu Deus.
“Perguntarão pelo caminho de Sião, de rostos voltados para lá, e dirão: Vinde, e unamo-nos ao Senhor, em aliança eterna que jamais será esquecida.” (Jeremias 50:2-5)
Alguns teólogos, interpretam este texto como uma metáfora; porque como a Babilônia, foi o inimigo do norte, que invadiu e destruiu a Israel (Jeremias 1:14-15), assim também um inimigo do norte traria o juízo de Deus contra a Babilônia, pois Ciro , o rei da Pérsia, veio do sudeste. De fato posteriormente, aconteceu uma violenta destruição da cidade, mas em parte alguma Jeremias afirma que Ciro seria o agente destruidor, ao qual ele se referia. E quanto à parte que se refere à volta dos filhos de Israel e Judá juntamente? Totalizando, as 12 tribos que compõem a nação? 10 dessas tribos , ainda não retornaram! E muito menos os que retornaram, tem buscado ao Senhor em aliança eterna, sequer reconheceram Jesus como o Messias! O que nos leva a pensar , que Jeremias, poderia estar se referindo a uma Babilônia dos últimos dias, tal qual a do Apocalipse.Onde o principado Merodaque, seria aniquilado de vez, porque hoje, ao que tudo indica, ele continua ativo no planeta, tamanha a atividade “babilônica” presente na maioria das nações.
“Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” (Efesios 6:12)

Um comentário:

Reinaldo Carlos da Silva disse...

Paz do Senhor;
Realmente as prófecias Divinas tem cabal cumprimento. As profecias da destruição de Babilônia tiveram seu tempo certo e se cumpriram.
Muito Obrigado, pela visita no meu blog, e pelo comentário "o tempo está pouco", se Deus permitir, depois lerei essa postagem do suicídio.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Motivo de oração