sexta-feira, 15 de maio de 2009

O Tempo está quase acabando!!!




Segundo uma pesquisa feita, 95% das pessoas entrevistadas não gostariam de saber o dia de sua morte. E se de fato soubéssemos?Se viéssemos ao mundo já conhecedores do dia da nossa morte, o que mudaria? A primeira coisa que me veio a mente como cristã é que, nós não perderíamos tanto tempo! E se soubéssemos o dia da volta de Jesus?O que mudaria? Como não sabemos, então o preparo precisa ser maior!
O apóstolo Paulo na carta aos Efésios nos alerta para remirmos o tempo, porque os dias são maus (Efésios 5:16), “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. ...” E o profeta Oséias que proclama do Antigo Testamento:”É tempo de buscar ao Senhor” (Oséias 10:12),até quando?Até que ele venha, e chova justiça sobre vós!Mas primeiro, semeai para vós outros em justiça, ceifai segundo a misericórdia, arai o campo de pousio. Nada de ficar de braços cruzados, como aquelas 5 virgens loucas de Mateus 25:1-13.
“ENTÃO o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. 2 E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. 3 As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. 4 Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. 5 E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. 6 Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. 7 Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. 8 E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. 9 Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. 10 E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. 11 E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. 12 E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. 13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.”
Jesus usa a beleza do casamento judaico para ilustrar a sua parábola, Toda a vez que ocorresse um casamento, o noivo e a noiva, os acompanhantes do noivo e as virgens acompanhantes da noiva se lembrariam desta parábola!Além dos convidados é claro!
A cerimônia do casamento começava oficialmente com o noivado, e este tinha o valor de compromisso assumido. o casamento era arranjado pelos pais dos noivos que sempre eram parentes.
O período de noivado durava cerca de 1 ano, a noiva preparava o seu enxoval, enquanto o noivo preparava a casa e providenciava a festa de casamento. As vestes do noivo e da noiva deveriam ser as mais ricas e bonitas possíveis para as famílias, demonstrando alegria pela santa aliança que seria feita no casamento, as amigas da noiva, as “virgens”, ajudavam-na a se vestir e a se enfeitar.
A noiva esperaria ansiosamente no final dos 12 meses pela chegada do noivo, que era sempre uma surpresa para todos, que deviam ficar preparados, pois o casamento acontecia sempre à noite. Na casa da noiva, suas acompanhantes “virgens”, tinham lâmpadas de óleo acesas para acompanhá-la até ao local da festa, da mesma forma os acompanhantes do noivo,levavam tochas acesas para iluminar o caminho até a casa da noiva.Era costume também que um dos amigos da comitiva do noivo quando se aproximasse da casa da noiva gritasse:”Vejam!Vem o noivo!”e imediatamente ouvia-se o som do toque de um shofar,como uma trombeta.Só entrava no cerimonial quem fosse conhecido dos noivos!Senão seria barrado na porta, foi o que aconteceu com as 5 loucas!
Posteriormente, já no local do cerimonial, o rabino proferia para o noivo: “Baruch Habha B’shem Adonai”, “Bendito é aquele que vem em nome do Senhor”!Iniciando assim o cerimonial. “Adonai” refere-se ao Messias prometido, se fosse em nome de Deus usariam “Elohim”.
Jesus em sua lamentação por Jerusalém, outorgou a si o direito de noivo:
”Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!
Eis que a vossa casa ficará deserta.
Declaro-vos, pois, que, desde agora, já não me vereis, até que venhais a dizer:
“Bendito o que vem em nome do Senhor!” (Mateus 23:37-39).
Existe muita especulação teológica em relação a esta parábola, nas traduções antigas aparece escrito no primeiro versículo: ”saíram a encontrar-se com o noivo e a noiva”, dentre elas na tradução do Padre Antônio Pereira de Figueiredo, considerado por muitos estudiosos como a versão mais fiel para a língua portuguesa, realmente é excelente!Essa versão não é mais impressa, a igreja Católica usa somente a versão da Bíblia de Jerusalém e a Sociedade Bíblica usa a versão de João Ferreira de Almeida, ainda encontram-se uns poucos exemplares em sebos, o meu exemplar eu encontrei “garimpando” numa pilha de livros velhos de uma vizinha, vale a pena ter um!Na realidade, é importante ter as várias versões e compará-las!
Se as 10 virgens referem-se somente a Israel, ou se representam a igreja no período pré tribulacional ou durante a Grande Tribulação; é assunto para outra postagem. O mais importante agora é que a parábola serve-nos de despertamento e exorta a todos os crentes que sejam vigilantes.
As dez adormeceram, significando que o período antes da volta de Jesus será extremamente difícil, para todos que o esperam.
O noivo (Jesus) se demorou, mesmo que viesse cedo, as virgens néscias não teriam lugar nas Bodas, de maneira alguma elas entrariam!
São dois tipos de crentes que existem, todos vivem esperando a volta de Cristo, alguns vivem aguardando a sua volta iminente, mas outros que acham que ele deve demorar um pouquinho sentem que por isso podem ser relapsos no cuidado com a sua vida espiritual.
As loucas queriam que o azeite das prudentes lhes fosse dado na hora da chegada do noivo, mas é preciso que se pague um preço para obtê-lo. A hora de adquirí-lo é hoje!
Finalmente as portas se fecham, e aí é muito tarde para qualquer um poder entrar, é dita a sentença: ”Não vos conheço”.
Na realidade, essas pessoas que são representadas pelas 5 loucas nunca foram salvas, faziam parte de alguma igreja e por isso acharam que estariam com passaporte garantido pro céu. Hoje já se vêem muitos que acreditam na Teologia do ”isto não tem nada a ver”, ou “Deus não está preocupado com isso”, e vivem a vida como bem entendem,saciando sua própria vontade e nunca fazendo a vontade de Deus. Daí termos corrupção, politicagem, fornicação, adultério e misticismo sendo denunciados todo o tempo dentro das igrejas. O joio está crescendo junto,hoje não se fala em santidade nos moldes bíblicos, prega-se que santidade não tem nada a ver com vestuário, mas não se prega como viver em santidade. Não há mais temor de Deus!Não há zelo pela casa do Senhor. Aqueles que discordam do comportamento “moderno” são taxados de radicais e retrógrados. Pastores fingem que não vêem certas situações, porque tem medo de perderem as ovelhas. Crentes que acham que estão acima do bem e do mal; fraudes, desonestidade, mentiras, falcatruas, golpes, enriquecimento ilícito.
O princípio da Santidade é um ótimo termômetro para se medir a espiritualidade! No livro de Atos (Atos 17:16), é narrado que o espírito de Paulo se revoltava em face da idolatria dominante na cidade. Vivemos a mesma situação hoje, o que sentimos?De verdade?...Nada!Há uma infinidade de feriados idólatras no nosso calendário. Se sentíssemos alguma coisa a respeito, faríamos algo como igreja.
O noivo já foi preparar a casa: ”Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.
E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. ”(João 14:1-3).
Estamos no ano do noivado, e este já se finda, onde devíamos estar nos preparando em santidade para as Bodas, o noivo se demora e não sabemos à hora em que ele vem!Precisamos de estoque extra de azeite, porque hoje temos desse azeite a disposição e de forma abundante, o Espírito Santo!Devemos desejar ardentemente que ele venha, tal qual os noivos aguardam o esperado dia do casamento!
“Alegremo-nos, exultemos
E demo-lhes a glória,
Porque são chegadas as Bodas do Cordeiro,
Cuja esposa a si mesma já se ataviou,
Pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro.
Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos.
Então me falou o anjo: escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: são estas as verdadeiras palavras de Deus.”
(Apocalipse 19:7-9).
“O Espírito e a noiva dizem: Vem!” (Apocalipse 22:17ª).
“Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, senhor Jesus!” (Apocalipse 22:20)

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá Célia a Paz do Senhor! O mundo está com os dias contados, Jesus Cristo está voltando mesmo e precisamos pregar o evangelho a todas as criaturas ao nosso alcance! Obrigado por ler o Ainda Existe Paz!

Renata Souza disse...

Graça e paz do Senhor Jesus.

Pois é Célia! Este post reflete o que tenho sentido em meu coração, e reflete também o que o Espírito Santo está dizendo em muitos corações. Corações que eu conheço, e também nos corações de muitos pelo nosso país, nas nossas igrejas, e aqui também entre os amigos blogueiros de Cristo.

A Palavra de Deus é uma somente:

SANTIFICAÇÃO!

Seu post disse tudo aquilo que o Senhor quer de nós Cristãos. Que sejamos Santos, para que aquele que está perdido possa ver a Cristo em nós.
Coisa linda seu post. Deus te usou tremendamente.

Ah, estou com um projeto novo em mente, que é benção de Deus, e quero ver se você pode me ajudar em algo.
O projeto é de leitura da palavra de Deus. Quero criar uma sala de leitura em minha igreja. A igreja é nova, e falta muitas coisas, e uma delas é entendimento da Palavra de Deus, entre jovens, membros...
Daí pensei em fazer essa sala lá, como uma biblioteca Cristã, com livros cristãos, bíblias, estudos...
Só que tem um porém...
Não temos dinheiro, e eu nao trabalho no momento, então corrro para os braços dos amigos que possam doar bons livros ou possa me informar sobre quem doa.

Ficarei imensamente grata, Célia, em qualquer informação.
Afinal, sei que voce, assim como eu, ama a literatura cristã, a Bíblia em si, e tudo que possui informação sobre a Palavra de Deus.

Aguardo contato!
Estarei formulando um post, sobre este projeto, para que também possa conseguir doadores para esta Obra.

Grande beijo...
Graça e Paz eternas.

Filadélfia disse...

OLÁ GOSTEI DO SEU BLOG, PRINCIPALMENTE DESTE RELOGINHO "O TEMPO ESTÁ ACABANDO"

ABS!

Anônimo disse...

A paz do Senhor Célia, este texto é muito rico, ouvi a voz do Senhor falar comigo através dele, Deus te abençoe.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Motivo de oração