quarta-feira, 22 de abril de 2009

O outro lado da pirataria de Cds: Os Mercadores da fé e a idolatria evangélica





Que pirataria é crime e pecado,isto é indiscutível.
Quando criei o blog Leitura com Música Gospel, esperava poder falar bastante de música evangélica, mas como podem ter notado, não é o que tem acontecido!Os cantores e bandas que ponho aqui são escolhidos com cuidado, eles pregam e testemunham em seus eventos. Mas há alguns que nunca serão mencionados neste blog. Digo isso, porque é um absurdo, o que alguns cantores e bandas ditos evangélicos fazem a fim de se promoverem apenas com o único intuito de ganhar dinheiro. Muitos dizem o seguinte: “Quando você compra um Cd pirata você está roubando do meu ministério!” Que ministério é este? De ganhar dinheiro? Que afirmativa infeliz, pois além de tudo, chama o irmão de “ladrão”!Como se rouba de um ministério?Pelo que eu saiba, ministérios são espirituais e podem ser exercidos em qualquer lugar sem custo financeiro nenhum. Nem o diabo pode roubar o ministério, pois ele foi dado por Deus. Em se tratando de ministério, somente a pessoa mesma pode apagá-lo, quando não dá mais ouvidos ao Espírito Santo de Deus.O fato de ser famoso e ter muito dinheiro não é evidência da benção de Deus! O cantor Roberto Carlos é famoso, tem muito dinheiro, mas não é abençoado, é um infeliz!
Com o preço alto de Cds e Dvds para a nossa realidade brasileira, quem está roubando de quem?
Nenhum desses cantores famosos são uns “pobres coitados”, “passadores de fome”. Eles só andam com carros novos importados, exibem roupas e sapatos de griffes caras, moram em mansões, tem fazendas. A ganância não tem limites! Qualquer “show”, em um culto no domingo à noite, por exemplo, dificilmente sai por menos de 20.000 reais, se for sem a banda só com play-back você consegue por 15.000! Se cobram por preços exorbitantes, é porque acham fácil quem pague. Se o investimento rendesse muitas almas aos pés de Jesus... Mas infelizmente a maioria das igrejas que só contratam cantores famosos, geralmente visam pescar crentes do “aquário” dos outros! Pois dá menos trabalho! Imagine esse dinheiro sendo investido em evangelismo e missões!
Há alguns anos atrás, quando ainda era solteira,fiz um “boicote” solitário contra a indústria do Cd gospel brasileiro! Passei a comprar somente Cds internacionais, são mais caros, é verdade, mas também por causa dos impostos de importação. Feito isso, percebi que perdia o interesse por muitos cantores evangélicos nacionais, porque para mim, não basta apenas ter uma voz bonita, numa melodia bonita, é preciso ter unção, ter sinceridade com a obra de Deus. Agora ficar acusando o povo evangélico de pecado de roubo!Quem os constituiu por juízes? E eles por acaso são tão superiores e tão santos que se tornaram isentos de pecados por acaso? Estimulam a idolatria sobre si próprios para enriquecer, parece que se esquecem de que” Deus não divide a sua glória com outrem “(Isaías 48:11), se o povo “rouba”,quando adquire Cd pirata, eles também “roubam” a glória que deveria ser unicamente devida a Deus!
Estive no evento do Diante do Trono no estádio do Maracanã-RJ, em 2001, foram mais de 180.000 pessoas! Não parava de chegar gente de todas as partes!
Tenho que reconhecer que eles capricham no que fazem, sem cobrar nenhum centavo nos seus eventos, e pra quem afirma que cantor vive de shows e não de vendas de Cds, isso dá o que pensar! O palco era semelhante aos melhores palcos de mega shows vistos no exterior, os engenheiros de som sequer falavam português!Tecnologia de ponta, som, efeitos visuais, louvor, pregação da Palavra, tudo impecável!Coisa de primeiro mundo!Fiquei imaginando, de quanto seria o ingresso se fosse cobrado por tudo isso? Cito o Diante do Trono porque a vocalista principal do grupo: Ana Paula Valadão, sempre rejeitou o descontrolado assédio idólatra. Em um dos eventos, o povo gritava o refrão: “Ô Ana Paula cadê você?Eu vim aqui só prá te ver!”. No Maracanã, eu vi a triste cena de dezenas de pessoas passando mal de emoção, na hora em que ela subiu no palco, tiveram que ser socorridas pelas ambulâncias de plantão. No Evento em São Paulo, derrubaram o alambrado da frente do palco e tiveram que interromper a gravação para consertar e reiniciar tudo de novo.Por conta desses excessos o Diante do Trono, até pensou em não se apresentar mais.
Jesus certa vez ao desembarcar, viu uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não tem pastor. E passou a ensinar-lhes muitas coisas. (Marcos 6:34), é o que nós vemos hoje em nosso meio, só não tem Jesus ensinando.
Bezerros de ouro são levantados quando o líder está ausente (Êxodo 32:1-10). No caso de Moisés, ele estava no monte recebendo instruções de Deus e havia deixado Arão e Hur em seu lugar para cuidar do povo, mas foi o mesmo que deixar o povo sozinho!Situação que se repete em várias igrejas, pastores fazem “vista grossa”, “passam a mão na cabeça” das ovelhas, quando deveriam estar ensinando! E o que dizer quando os pastores viram “celebridades”?
Jesus quando chegou ao templo viu os mercadores da fé: ”Tendo Jesus entrado no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam; também derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a transformais em covil de salteadores.” (Mateus 21:12-13). Se fosse hoje, Jesus encontraria Cds e Dvds sendo vendidos no templo. Estou sendo radical, sei que tem uma minoria que realmente se preocupa com a obra e usa os recursos em prol da mesma. Mas a maioria pega carona e utiliza-se do recurso, apenas em proveito próprio, quando o objetivo deveria ser ganhar almas. Cobrar ingresso para ganhar almas?Não existe!Ainda por cima é anti bíblico, somente nesta atitude nota-se que o interesse é outro: Entretenimento para crentes com retorno garantido, só isso, nada mais.
Graças a Deus pelos milhares de anônimos que andam por aí louvando e pregando o evangelho com sinceridade no coração, eles não murmuram por passarem quase como invisíveis e nem frente as suas dificuldades, sabem que tem um prêmio, um galardão garantido no céu! Quantos aos famosos, a recompensa é só essa mesma: a fama.

2 comentários:

Anônimo disse...

A paz do Senhor! Muito importante esse artigo, agradeço a Deus pela oportunidade de lê-lo. Que o Senhor continue dando essa revelação dos fatos e a capacidade de expressá-los tão bem como li aqui. Deus te abençoe.

Sergiram disse...

Assim como é difícil hoje em dia se ouvir uma pregação sobre a segunda vinda de Jesus e o juízo final, também, e infelizmente é raro, ouvir uma colocação destas a respeito da música evangélica, principalmente a brasileira, parabéns pela ousadia,
Sérgio

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Motivo de oração